terça-feira, 31 de outubro de 2017

Sociedades em Transformação


Nada é permanente, exceto a mudança já disse Heráclito,  filósofo pré-socrático, 500 AC. As pessoas mudam, e com elas, as sociedades se transformam. Ainda bem que é assim, e a dinâmica natural da vida vai tratando de renovar nossas posições e necessidades. E quando bem trabalhadas e bem aproveitadas, certamente evolutivas. 

A plataforma do conhecimento humano recebe contribuições geracionais, e com o avanço das tecnologias, entende-se não apenas maior e mais desenvolvida, mas também mais acessível. Deduz-se que com tais ocorrências, as transformações e avanços serão inevitáveis. Certo a dedução, porém, não exatamente nesta ordem. Nota-se nitidamente as transformações, mas questiona-se os avanços. 
Mudanças são inevitáveis e avanços, consequências planejadas
Se você tem mais de 40 anos, vive em uma grande cidade, será fácil perceber as transformações na sua vida em relação a sua alimentação, sua locomoção, e até o exercício da sua profissão. Mudanças e transformações, certamente ocorreram. Já os avanços, dependeram das escolhas feitas ao longo do caminho. Escolhas que estavam relacionadas com seu nível de exigência e de entendimento. Não podemos negar a contribuição da variedade nas escolhas assertivas que resultarão em avanços. Mas não podemos afirmar que variedade por si só será capaz de proporcionar avanços. O avanço sempre dependerá das escolhas, e estas dependerão do nível de entendimento e de consciência de cada um de nós. Por isto que mudanças são inevitáveis e avanços, consequências planejadas. 
Teoria da Hipermodernidade
Resgatando Gilles Lipovetsky e a teoria de hipermodernidade para entender nosso tempo. Este filósofo francês escreveu sobre a teoria da Hipermodernidade onde fala que vivemos tempos de modernidade em ritmo acelerado, onde a sociedade está dividida entre o excesso e a moderação. Penso que ele tenha razão, sinto viver em tempos assim. Velocidade em tudo, na obsolescência programada dos produtos e no prazo de validade dos serviços e necessidades. Uma variedade de opções a nossa disposição a ponto de sugerir abundância, mas que poderá produzir o desperdício e com ele a escassez. Temos que buscar constantemente o equilíbrio em nossas vidas, fazendo escolhas cada vez mais conscientes e com nível de exigência (e atenção) maior. 

Tudo muda o tempo todo como diz a letra da musica "Como uma onda" de Lulu Santos. Mas a direção da mudança é o que importa. E esta tem que ser consciente e trabalhada para que o resultado seja bom, o destino seguro, e o avanço alcançado.  

Marilena Lavorato, Ambientalista e Idealizadora do Programa Benchmarking Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário