quinta-feira, 30 de março de 2017

Benchmarking - Mais tempo para envio dos cases de sustentabilidade

Gestores e empresas com boas práticas ganham mais tempo para inscrever seus cases

Em atendimento as inúmeras solicitações para prorrogação do prazo das inscrições, os organizadores estenderam o prazo para até o dia 12 de abril.  Assim, empresas e gestores com boas práticas socioambientais poderão melhor preparar seus cases para a certificação Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade

Benchmarking Brasil é um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país. Sua metodologia de seleção de cases tem o reconhecimento da ABNT.  Na declaração concedida, a ABNT afirma “Ao longo de todo o processo, o Programa Benchmarking Brasil se reveste integralmente de princípios elevados de isenção, imparcialidade, transparência e credibilidade, materializando uma possibilidade efetiva para que as empresas e instituições partícipes possam demonstrar para a sociedade que são detentoras e promotoras de boas práticas socioambientais” . Para ver a declaração completa, clique AQUI

Segundo a idealizadora do Programa, Marilena Lavorato ” Benchmarking Brasil é um canal de comunicação muito diferenciado para que as organizações com boas práticas  prestem contas a sociedade sobre a forma como a sustentabilidade é aplicada em seus negócios.  Demonstram mais do que simplesmente seus resultados em números e relatórios, demonstram principalmente como se chegou a eles explicando seu modus operandi”

Benchmarking Brasil reúne a massa crítica da sustentabilidade dos 3 setores da economia.  Nomes consagrados da sustentabilidade participam da iniciativa integrando a comissão técnica, escrevendo artigos inéditos para as publicações do Programa (livro e revista), apoiando o programa, ou então presentes nos Fóruns de sustentabilidade onde são apresentados cases Benchmarking certificados. 

Nomes consagrados na Comissão Técnica


Comissão Técnica Global com a participação de especialistas de 8 diferentes países, sendo 6 integrantes do Brasil e outros 9 integrantes de 7 diferentes países: Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Portugal, Noruega, Suiça e Suécia. Conheça a comissão técnica 2017 que avaliará os cases da edição 2017, AQUI

Um dos integrantes do Brasil, o Pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Antonio Donato Nobre, disse sobre o Programa: Creio que o Benchmarking Brasil presta um excelente serviço a causa ao estimular entidades a criar e colaborar, conferindo selos de sustentabilidade que possam distinguir, estimular e reforçar boas praticas no interesse comum.

Outro integrante da Suécia, Pal Martensson, criador e gestor do Parque Kretsloppsparken Alelyckan, considerado o maior parque de reciclagem do mundo com 35 mil metros quadrados e localizado na cidade de Gothemburg na Suécia, disse sobre o Programa: Minhas experiências do Brasil, que eu visitei mais de dez vezes, ficaram cada vez mais impressionantes. Há tantas pessoas inteligentes e talentosas que desenvolvem projetos incríveis. Benchmarking Brasil é um dos melhores que já vi, há tanta energia e otimismo que eles compartilham. Benchmarking Brasil é a estrela líder em termos de inovação e otimismo.

Este ano a comissão técnica avaliadora é composta por 15 especialistas de 8 diferentes países que pontuarão os quesitos dos cases inscritos sem terem acesso ao nome da organização. Para garantir visão global, participam da banca 6 integrantes que residem no país, e outros 9 que residem em outros países: Canadá, Estados Unidos, Noruega, Venezuela, Portugal, Suiça e Suécia. As inscrições poderão ser feitas online pelo site, em espaço restrito da internet com login e senha até o dia 12 de abril. O Ranking Benchmarking será conhecido no “XV Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer” em 29 de junho, no auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região, sito na Avenida Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. 
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 12 de Abril de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br   Visite        TOP FIVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário