quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sustentabilidade Novos Segmentos

Primeiro encontro técnico I+ do ano trouxe novos temas e visões


Hoje, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, foi realizado o primeiro encontro técnico I+ do ano com 5 especialistas debatendo o tema "Sustentabilidade Novos Segmentos". Na platéia, um publico altamente especializado e atuante em grandes organizações, consultorias especializadas, academia e instituições representativas. Como sempre, o evento foi inspirador. Casa cheia, publico atento até o fim. 

A sustentabilidade tratada como uma nova fronteira de inovação, proposta do Programa Benchmarking Brasil,  foi apresentada por 1 convidada especial e 4 gestores de cases Benchmarking certificados em 2015. 

Tendências, estratégias, ferramentas, e aplicabilidade da sustentabilidade em um cenário em constante mudança e cada vez mais exigente em relação as demandas por práticas menos impactantes e mais sustentáveis. 


Organizações do sistema B, aquelas que geram valor para acionistas e também para sociedades mais sustentáveis foi apresentado pela convidada especial e consultora em investimento social, Sonia Bruck, e,  3 cases de desenvolvimento socioeducativos foram apresentados por organizações de diferentes segmentos e setores: Fundação Alphaville, Brasil Prev e Triunfo Transbrasiliana.  

Os expositores do encontro foram:   

Sonia  Bruck, Consultora especializada em Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e Investimento Social Privado. Foi jurada Benchmarking em 2008.

Fábio Barbara, Diretor de Projetos da AMBIENS Soluções Ambientais, segmento Rodovias.

Gustavo Serrone Aloe, Consultor de projetos em Educação para a Sustentabilidade na Fundação Alphaville

Natalia Moreira e Mauricio Carvalho Peres, analistas de Responsabilidade Social da Brasil Prev


Ao final, um breve café orgânico para networking do público presente foi servido. O próximo encontro técnico será em 25 de fevereiro sobre Modelos gerenciais competitivos em temas de alto impacto com 1 convidada especial e 3 cases Benchmarking certificados em 2015.

Nota:


Os encontros técnicos I+ são realizados na ultima 5a feira de cada mês, das 9h/12h, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Paulista – Avenida Paulista, 2000 – 15o andar (próximo a estação Consolação do Metrô). 
São abertos e gratuitos, vagas limitadas, inscrições pela internet. Há emissão de certificado de participação pela internet para o publico presente.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sou Benchmarking

SOU_BENCH

Inteligência Coletiva em Sustentabilidade


Mais de 180 Organizações já tiveram seus cases certificados pelo programa Benchmarking que está em 14a edição.  

Muitas delas com vários cases certificados, conseguindo se manter presente no Ranking por anos seguidos dado ao volume e qualidade de suas boas práticas. 

Na outra ponta do processo, mais de 19o especialistas de vários países se renovam anualmente para compor a comissão técnica que seleciona e pontua os cases Benchmarking.  Até o momento 339 cases  com foco em 10 diferentes temáticas da gestão socioambiental obtiveram score para serem reconhecidos como Benchmarking pela excelência das práticas adotadas.   

E como resultado final, todo este conhecimento aplicado desenvolvido pelas melhores cabeças da sustentabilidade foi compartilhado em Bancos Digitais, Publicações e Eventos Técnicos. Para pertencer a comunidade Benchmarking e fazer parte desta inteligência coletiva em sustentabilidade, a organização tem que abrir suas práticas para um público especializado e ativista. A metodologia de seleção de cases Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT e o Programa incentiva a inovação e a competividade nas práticas de sustentabilidade.  


Empresas Inteligentes tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação


backdrop_bench_inova   Os cases Benchmarking são aqueles que comprovam beneficios efetivos para o ambiente natural, social e econômico. São avaliados por especialistas, cientistas, ativistas e lideranças de comprovado conhecimento e envolvimento de causa, que pontuam quesitos do case sem ter acesso ao nome da organização.  

Os cases Benchmarking também podem participar da mais nova modalidade do Programa - Benchmarking Indicadores, que seleciona e reconhece os cases que melhor uso fizeram da adoção de indicadores de sustentabilidade de padrão internacional. Todo este cuidado e atenção é para proporcionar aprendizados, acelerar avanços e up grades na gestão socioambiental brasileira. 

Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 31 de março. 





Sobre o Programa Benchmarking Brasil:  

Bench_louro_verde_2016_pO Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 20 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

 São Paulo, 20 de Janeiro de 2016 
(11) 3257-9660/ 3729-9005 
 benchmarkingbrasil.com.br




           

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Benchmarking Brasil inicia hoje recebimento de Cases


trofeu_revista_EDIT

Sustentabilidade tratada como uma nova fronteira de inovação


Um dos mais respeitados selos de sustentabilidade, o Programa Benchmarking, começou hoje a receber inscrições de cases que concorrem a certificação em 2016, em sua 14a edição. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases para concorrer ao Ranking Benchmarking 2016, de 11 de janeiro a 31 de março.

Já passaram pelo crivo Benchmarking (tiveram cases certificados), 182 instituições brasileiras atuantes nos 03 setores da economia, e localizadas em 17 diferentes estados do país.   A comissão técnica do Programa é composta por especialistas de vários países, e a metodologia de seleção de cases é reconhecida pela ABNT, e os cases certificados são compartilhados em publicações, bancos digitais, e eventos técnicos.

Nas 13 edições já realizadas, o Programa Benchmarking já selecionou e certificou mais de 300 cases de sustentabilidade nas categorias: Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

Benchmarking Brasil presta relevante serviço de utilidade publica na medida que informa a sociedade o “modus operandi” das organizações para com as questões socioambientais, ou seja, mostra a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa, muito além da teoria e do discurso. Para participar, a empresa deve estar ciente, em concordância, e condições de atender os requisitos do regulamento.

Nomes consagrados da sustentabilidade participam da Comissão Técnica 2016 

A comissão técnica responsável pela avaliação dos cases inscritos em 2016 reúne especialistas de 05 diferentes países: Estados Unidos, Portugal, Suécia, Chile e Brasil. Estes especialistas pontuarão quesitos dos cases sem terem acesso ao nome das organizações.

CT Ordem Alfabética
  1. Ana Toni, Presidente do Conselho do Greenpeace Internacional (RJ/Brasil)
  2. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas (MG/Brasil)
  3. Camilee Duran, Diretor executivo da Green White Space (Malmo, Suécia)
  4. Cassia Moraes, Diretora de desenvolvimento sustentável da CIVICUS (Nova York, USA)
  5. Dener Giovanini, Fundador da RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (DF/Brasil)
  6. Herbert Santos de Lima, Consultor de negócios sociais e inclusivos do ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária (MG/Brasil)
  7. Jorge Freitas, Gerente de Acesso a Mercado e Inovação Tecnológica do SEBRAE (AC/Brasil)
  8. José Goldemberg, Presidente da FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo  (SP/Brasil)
  9. Juarez Freitas, Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público (RS/Brasil)
  10. Karina Marquesini Hansted Koloszuk, Coordenadora do Programa Finanças para sustentabilidade do WWF-Brasil (SP/Brasil)
  11. Laura Scheiber, Co-autora do livro Fortunas Desiguais: Snapshots from the South Bronx (MG/Brasil)
  12. Olgierd Swiatkiewicz, Presidente da Comissão Executiva da Secção Autónoma de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal – (Lisboa, Portugal)
  13. Samyra Crespo, Presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ/Brasil)
  14. Simon Robinson, Fundador da Holonomics Education e Co-autor do livro Business Where People and Planet Matter (SP/Brasil)
  15. Valmir Martins de Oliveira, Co-fundador e Coordenador Geral do Simpósio Internacional  de Responsabilidade Social de las Organizaciones (SIRSO). (Santiago, Chile)
Sobre o Programa Benchmarking Brasil

 O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 172 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 20 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. 

Logo_fotografia_slogan_pEm 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Mais informações, AQUI

São Paulo, 11 de Janeiro de 2016 
(11) 3257-9660/ 3729-9005  
benchmarkingbrasil.com.br



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Saí a programação dos encontros técnicos I+ para 2016

SONY DSCOs encontros técnicos são eventos abertos que reúnem a massa crítica da sustentabilidade (especialistas, cientistas, ativistas e lideranças). Surgiu em 2000, e ao longo deste período foi sendo aprimorado para atingir novos públicos. Promove o diálogo entre organizações dos 3 setores, compartilha conhecimento e eleva o nível do debate.


Sustentabilidade na prática

Valverde_publicoOs encontros técnicos, além do convidado especialista no assunto abordado, apresenta os cases Benchmarking convergentes com os temas da programação.  Este ano, os encontros receberão 12 cases Benchmarking de várias temáticas gerenciais: resíduos, recursos hídricos, educação ambiental, políticas e ferramentas de gestão, proteção e conservação, energia, etc.

Encontros Técnicos Calendário 2016

9h/12h - Auditório da Universidade Anhembi Morumbi (Campus Paulista) Avenida Paulista, 2000 - 15o andar - São Paulo/SP - Participação gratuita

PROGRAMAÇÃO

28/01 - Sustentabilidade sob o prisma de novos segmentos


Convidada Especial


Sonia Bruck editSonia  Bruck, Membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, da Comissão de Responsabilidade Social da FEBRABAN, do PRI (Principles for Sustainable Investment), do EPC (Empresas pelo Clima)/FGV e do Conselho do ISE (Índice de Sustentabilidade da BM&FBOVESPA). Membro do Conselho da GSI (Global Social Impact) – desde 2011Jurada Benchmarking em 2008.  






Cases Benchmarking certificados em 2015: 




transbrasilianaMultiplicadores em Educação Ambiental

Triunfo Brasiliana (SP)

Apresentado por Vanessa Leal, Educadora Ambiental da Triunfo Brasiliana  




Programa Jovem Sustentável

Fundação Alphaville (SP)

Apresentado por Gustavo Serrone Aloe, Consultor de projetos em Educação para a Sustentabilidade na Fundação Alphaville


Brasil_prev2

Brasil_prev1Projetos de Vida na Ponta do Lápis

Brasil Prev (SP)


Apresentado por Mariane B. Marinho, Superintendente Gestão Estratégica e Cinthia Caiani Spanó, Gerente Comunicação e R.Social, da BrasilPrev  





25/02 - Modelos gerenciais competitivos em temas de alto impacto

Convidada Especial



Cristiane_cortez_fecomercio_editCristiane Cortez, Mestre e Doutora em Ciências (USP), Assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP. Coordenadora de projetos no Centro Nacional de Referência em Biomassa do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (Cenbio/IEE/USP). Coautora de publicações da FecomercioSP e articulista do Livro BenchMais3 - As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil.




Cases Benchmarking certificados em 2015



Márcio_Barela_cargill_editReceita de Sustentabilidade

Cargil (SP)

Apresentado por Marcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill  





casa_moedaRestauração Florestal

Casa da Moeda (RJ)

Apresentado por Marcos Pereira, Superintendente de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional da Casa da Moeda do Brasil - CMB   



jennifer_arcelor_mittal

Plano diretor de águas 

ArcelorMittal (ES)

Apresentado por Jennifer Oliva Coronel, Especialista de Meio Ambiente da ArcelorMittal   




31/03 - Gerenciamento de resíduos em diferentes ramos de atividades


Convidado Especial


Data: 24.08.2011 Local: São Paulo - SP Retratos dos advogados Dr. André e Dr. Fabricio, do escritorio Felsberg e advogados Fabricio Dorado Soler , Mestre em Direito Ambiental (PUC), e especialista em Gestão Ambiental (USP). Consultor do Banco Mundial para temas relacionados à gestão de resíduos sólidos. Coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos. No ano de 2014 foi indicado pela Global Law Experts Practice Awards como referência na categoria Waste Lawyer of the Year in Brazil. Foi jurado Benchmarking (2013) e articulista do livro BenchMais3 - As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil.



Cases Benchmarking certificados em 2015


angelo_abbott_editCompostagem de resíduosAbbott (RJ)

Apresentado por Angelo Lopes Machado , Gerente de EHS  (Environmental, Healf, and Safe) da Abbott  



cintia_oliveira_editDescarte de MedicamentosInstituto do Câncer (SP)

Apresentado por Cíntia de Oliveira Sousa, Farmacêutica chefe da Farmácia Ambulatorial do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo



luiz_dana_editA Reciclagem de BorrachaDana (RS)

Apresentado por Luis Pedro Ferreira, Relações Institucionais da DANA






29/09 - Sustentabilidade: Campanhas e Políticas de Gestão


Convidada Especial


cilene_victor_edit  Cilene Victor, Mestre e Doutora em Comunicação Científica e Jornalista das áreas de ciência e meio ambiente, pesquisadora e consultora na área de comunicação e percepção de riscos de desastres naturais, ambientais e tecnológicos. Foi Consultora de produto da Unesco/MCTI (2014). Professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas e coordenadora do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Faculdade Cásper Líbero, além de diretora da revista Com Ciência Ambiental. Foi jurada Benchmarking em 2007.



Cases Benchmarking certificados em 2015


Cristina_ShahiniSustentabilidade na EscolaShahini Ambiental (SP)

Apresentado por Cristina Shahini, Presidente da Shahini Ambiental





ISABEL_aurora_editPrograma Amigo EnergiaAurora (SC)

Apresentado por Isabel Cristina Trierveiler Machado, Gerente de Comunicação Social da Aurora 




luciano_chesf_edit

Impressão VerdeCHESF (PE)

Apresentado por Luciano Thomaz da Silva, Assessor de TI da CHESF




Nota: Os encontros são sempre realizados na ultima 5a feira de cada mês, das 9h00 as 12h, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Paulista (apoiador) – Avenida Paulista, 2000 – 15o andar (próximo a estação Consolação do Metrô). É aberto e gratuito e as inscrições são pela internet. Há emissão de certificado de participação pela internet para o publico presente.  Para ver programação das edições anteriores, clique nos anos:   2015    2014      2013  –  2012  –  2011  – 2010  –  2009   –  2008