segunda-feira, 14 de março de 2016

Inovar é preciso

backdrop_bench_inovaSUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Sem inovação não há evolução, é certo. Mas não é qualquer inovação que vale. Tem que ser aquelas que antecipam soluções.  E, por esta condição de ineditismo carregam consigo não apenas o bônus do feito, mas também o ônus do esclarecimento de seus benefícios. E aí uma leitura equivocada pode por tudo a perder.   

No que diz respeito a sustentabilidade, organizações que compreenderam as janelas de oportunidades que este novo conceito representa estão se dando muito bem.  Quer seja na melhoria da sua reputação, quer seja nos seus indicadores de resultados.   

O Bônus e o Ônus da Sustentabilidade   

Voltando ao bônus e ônus das inovações, e no caso específico das inovações sustentáveis, esta condição é ainda mais latente. A percepção do mercado para os benefícios da sustentabilidade carece de diálogo, esclarecimento, certificação e compartilhamento do modus operandi, quer seja do produto, ou do processo que resulte no produto.   

E aí entra o Programa Benchmarking Brasil com sua metodologia (reconhecida pela ABNT) de seleção e certificação de boas práticas socioambientais, e seu poder de mobilização da massa crítica da sustentabilidade na realização e compartilhamento destas boas práticas. Benchmarking Brasil é um canal em linha direta com publico especializado e formador de opinião em práticas de sustentabilidade.   

As organizações que tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação avançam e se tornam competitivas compartilhando suas boas práticas. E toda posição em contrário não é inteligente nem sustentável. As empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases para certificação Benchmarking 2016 até 31 de março.   

Bench_louro_verde_2016_pSobre o Programa Benchmarking Brasil:   

O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil até 31 de março.   

São Paulo, 14 de Março de 2016 
(11) 3257-9660/ 3729-9005 
 benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário