sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cultura de Sustentabilidade para crianças


O Instituto Mais trabalha para a construção de uma nova consciência e cultura, a cultura de sustentabilidade. Para isto, compartilha informação e conteúdos socioambientais de varias formas. Em livros, revistas, vídeos, exposições e eventos.  


O I+ se tornou uma referência para o público adulto que conhece as publicações e participa dos eventos.  Mas é necessário trabalhar também o publico jovem e infantil  para acelerarmos este processo.  

Desde 2012 que o publico jovem participa do Programa Benchmarking Brasil nas modalidades Hackathon (TI Verde - alunos de universidades) e Bench Junior (Inovações Verdes - alunos de cursos técnicos de escolas profissionalizantes). 


Encerramos 2015 com uma atividade direcionada ao publico infantil. Hoje, participamos do Casa Aberta do Tribunal Regional Federal com uma programação de vídeos infantis para aproximadamente 200 crianças. O tema desta edição do Casa Aberta foi a sustentabilidade com muitas atividades sobre alimentação saudável e preservação ambiental. 

O Instituto Mais foi responsável por uma oficina de gastronomia onde ensinou as crianças a prepararem um delicioso brigadeiro feito com o reaproveitamento da casca de banana, e também pelo espaço "Cineminha" com uma seleção de vídeos que falam sobre natureza, água, reciclagem, entre outros.  Depois de cada vídeo, uma conversa com as crianças que demonstraram bastante interesse.  O Instituto Mais considera fundamental a participação da criança neste processo de construção de uma nova cultura e consciência, a cultura de sustentabilidade. 


Sobre Cultura de Sustentabilidade: Uma iniciativa que faz a conexão da arte com a sustentabilidade para construir uma nova consciência socioambiental. Faz uso da arte para atrair e mobilizar as pessoas, para compartilhar conhecimento e conteúdos e para sensibilizar e transformar a sociedade para as questões da sustentabilidade. É realizado pelo Instituto Mais em parceria com a Mais Projetos. 


Sobre Casa Aberta: Uma iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3a Região para humanizar a relação com colaboradores e familiares. Desde 1999, recebe familiares de magistrados e servidores, com idade entre 4 e 12 anos para participarem de atividades lúdicas e recreativas na sede da instituição