sábado, 29 de novembro de 2014

Sustentabilidade na pauta dos profissionais de Relações Públicas

I+ é convidado para falar sobre "Cultura de Sustentabilidade" em evento comemorativo aos 100 anos da profissão de Relações Públicas no Brasil. 


Neste sábado, Marilena Lino Lavorato participou da programação RPUAM +100 falando sobre "Cultura de Sustentabilidade" para alunos do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. 

 O Profissional de Relações Públicas tem por missão cuidar do relacionamento da organização com seus públicos de interesse, e sustentabilidade é um tema de grande importância dentro deste contexto. 

Marilena falou das causas de interesse difuso e coletivo que o terceiro setor defende, em especial, da construção de uma nova consciência e cultura, a cultura de sustentabilidade - causa principal defendida pelo Instituto MAIS. 

Participaram também outros convidados de grandes agências de Relações Públicas e Relações Governamentais, além de pesquisadores, mestres e doutores em comunicação institucional. 


Também presente, a coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi, Maria José Rosolino, alunos do curso, e professores do curso. 

Os profissionais de Relações Públicas levantaram pontos considerados essenciais para a construção e manutenção de relacionamentos sólidos e perenes entre as organizações e sociedade. 

O evento foi uma realização do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi com o apoio do Instituto MAIS e do Observatório de Comunicação Institucional.   

Mais informações na comunidade RP UAM +100 https://www.facebook.com/rpuam100 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Semana do Lixo Zero em São Paulo

Instituto Mais participa da abertura da Semana Lixo Zero

Por Fernando Novais (*)

Teve início ontem (04/11) a programação da Semana Lixo Zero Uninove, que busca conscientizar e promover a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, propondo novas maneiras de consumo sustentável, minimizando os impactos ambientais.

A bancada de palestrantes contou com a participação da fundadora e presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Marilena Lavorato, da coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Administração e Gestão Ambiental da Uninove, Cláudia Kniess, do professor da Uninove e mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, João Alexandre Paschoalin Filho, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) de São Paulo, Silvano Silvério, e do sócio da Rede Resíduo e membro do Instituto Zero Brasil, Francisco Luiz Biazini Filho.

Marilena defendeu a mudança na forma como os recursos naturais são explorados, realçando a adesão mundial à economia circular:


“A economia circular é a mais adequada para a questão que estamos vivendo hoje. Você vai buscar na natureza, mas aquilo que você retira, você repõe. E aquilo que você não consegue reaproveitar no seu negócio, no seu processo produtivo, ou você reinsere na sua própria cadeia, ou aquilo que é resíduo passa a ser insumo para outro processo seletivo, fazendo com que o mesmo deixe de ser um problema a ser gerenciado e passe a ser uma oportunidade de negócio ou competitividade”.

Segundo dados do Instituto Mais, entidade responsável pelo selo Benchmarking Brasil, entre 2003 e 2014, das 172 organizações que apresentaram seus cases, 37 foram práticas desenvolvidas na área de resíduos. 

Somente neste ano, das 32 práticas apresentadas, 10 foram sobre a destinação ou reutilização de resíduos.

A Semana Lixo Zero, evento organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, teve sua primeira edição realizada em 2012 na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Nesta 3ª edição, o evento está sendo realizado nas cidades de Tubarão, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, Balneário Camboriú e São Paulo, entre os dias 01 e 09 de Novembro.

O Instituto Mais apoia os eventos que difundem a economia sustentável, propondo uma profunda reflexão sobre a maneira como exploramos, produzimos, consumimos e descartamos os nossos resíduos sólidos. A entidade, através de seu corpo técnico, assessora empresas e instituições na implantação de projetos socioambientais, pesquisas e diagnósticos, gestão e capacitação com foco em sustentabilidade. Para maiores informações, acesse o site: http://www.institutomais.com.br/

Confira as datas dos próximos eventos da Semana Lixo Zero na cidade de São Paulo:

Semana Lixo Zero Uninove: Coleta Seletiva e Educação Ambiental

Local: Universidade Nove de Julho, campus Vergueiro – Auditório do 1º Andar
Data: 05/11
Horário: Das 14h às 17h

Palestrantes
Alexandre de Oliveira Aguiar: Professor do mestrado ambiental da Uninove, especialista em Normas da série ISSO 14000, sistemas de gestão ambiental e produção mais limpa, etc.
Mateus Mendonça: Especialista em gestão inclusiva de resíduos sólidos, acesso ao conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios ligados ao uso da biodiversidade brasileira. Atualmente está envolvido em projetos e parcerias com a Kellog School of Management, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Natura, Ambev, Walmart, Diageo, Grupo Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Fundo Vale, Centro SEBRAE de Sustentabilidade, Instituto ETHOS, Fundação Avina, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Union for Ethical Biotrade – UEBT.
Delaine Romano: Presidente do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste e coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania de São Paulo.
Isac Wajc: Idealizador e diretor da Rede Resíduo – Comercialização e Gestão de Resíduos (apoiadora do Instituto Lixo Zero Brasil). Movido pelo desafio de divulgar e promover o Conceito Lixo Zero através de ações mobilizadoras, contribuindo na construção de uma sociedade melhor, com soluções sustentáveis para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos.

Semana Lixo Zero Uninove: Políticas Públicas e Acordos Setoriais para Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos
Local: Universidade Nove de Julho, campus Memorial da América Latina – Auditório do Mestrado
Data: 06/11
Horário: Das 14h às 17h

Palestrantes
Fabrício Soler: Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da FIESP; da International Solid Waste Association (ISMA); da Associação Brasileira de Advogados Ambientalistas (ABAA); e da Associação de Professores de Direito Ambiental no Brasil (Aprodab).
Elisabeth Grimberg: Coordenadora executiva do Instituto Pólis para a área de resíduos sólidos.
Ramon Zago: Mestrando em Mudança Social e Participação Política pela USP, é consultor em Planejamento e Desenvolvimento Organizacional no Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste. Atua com cooperativas desde 2009.

Semana Lixo Zero Uninove: Encerramento
Local: Universidade Nove de Julho, campus Memorial da América Latina – Auditório do prédio C
Data: 07/11
Horário: Das 18h às 21h
Palestrantes
Hamilton de França Leite Júnior: Diretor da CASOI Desenvolvimento Imobiliário, diretor de sustentabilidade do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI.
Chicko Souza: Criou o Movimento Greening em conjunto com outros 16 profissionais multidisciplinares, desenvolvendo os mais variados projetos de Simbiose Industrial (Economia Circular) aplicados na prática, criando novos processos e produtos inovadores em volumes industriais e contínuos.

Ricardo Oliani: Representante do Instituto Lixo Zero Brasil, movido pelo desafio de divulgar e promover o conceito Lixo Zero através de ações mobilizadoras, contribuindo na construção de uma sociedade melhor, com soluções sustentáveis para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos.

(*) Fernando Novaes é jornalista e voluntário no Instituto MAIS