quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casa cheia e sucesso no 4o Encontro Técnico I+ do ano

Hoje, das 9h às 12h30 foi realizado o 4o encontro técnico do ano para aproximadamente 100 profissionais e lideranças que atuam em sustentabilidade nas empresas, institutos, ONGs e governo.

O evento foi sediado no auditório da Universidade Anhembi Morumbi da Paulista (Av. Paulista, 2000), que gentilmente ofereceu apoio logístico, cedendo instalações para realização do calendário 2013 dos encontros técnicos I+. 


Conteúdos avançados e publico qualificado

Conteúdos avançados e alto nível de participação foram as marcas principais deste evento. 

O público, altamente qualificado, manteve-se atento até o final das exposições individuais, e foram bastante participativos no momento da interatividade com os palestrantes que responderam as questões apresentadas pelos presentes. 

Durante 04 horas, especialistas em gerenciamento de resíduos compartilharam suas visões e experiências sobre PNRS, Logística Reversa e Novos Produtos


As palestras foram de alto nível técnico, expostas por 4 especialistas em gerenciamento de resíduos:

Fabricio Soler Dorado, Advogado e Presidente da Comissão de Direito da Energia da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB/SP). 

João Alexandre Paschoalin Filho, Mestre e Doutor em Engenharia pela Unicamp. É professor titular da Universidade Nove de Julho e revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental

Priscila Boer Mazaro, Especialista em Gestão Ambiental com atuação há mais de 10 anos na área ambiental

Marcelo Montini,
 especialista em Sustentabilidade da Alcoa apresentando o case Benchmarking "Redução da Pegada Ecológica por meio da Substituição de Argila por Cinza Leve", certificado pelo Programa Benchmarking Brasil 2013.

Transmissão ao vivo e cobertura do Canal I+
O Canal I+ esteve presente transmitindo ao vivo o evento e assim permitindo aos que não puderam estar presente, o acesso a este conteúdo gerencial de grande aplicabilidade. 

O Canal I+ também colheu depoimentos dos palestrantes e participantes para divulgação no programa "Cultura de Sustentabilidade" na WEB TV.


Os palestrantes e aniversariantes da semana receberam lembranças do Virando do Avesso - embalagens reaproveitadas. 

No final do evento, foi servido um delicioso coffee orgânico pelo parceiro Cacauí (Buffet orgânico e socioambiental).

Este encontro técnico contou com a participação de 12 voluntários, e apoios do Curso de Relações Publicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Cacauí Eventos, Virando do Avesso e Vo2 Informática. 


Os encontros técnicos I+ são abertos e gratuitos e os participantes recebem certificado de participação pela internet. 

Este foi o 4o encontro técnico do ano, e o próximo será realizado em 31 de outubro abordando o tema "Ações de Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social, como aferir?"  

Para  se inscrever, visite o site www.institutomais.org 


Instituto MAIS participa de evento comemorativo no Parque Ecológico Tietê

Dia 21 de setembro, o Instituto MAIS participou de um evento comemorativo de conscientização ambiental no Parque Ecológico Tietê.

Nesta data, além de comemorar o dia da árvore (21), comemorou-se também o dia do Rio Tietê, com direito a bolo e o tradicional "Parabéns para você". 

Foram plantados vários Ipês amarelos, além de uma programação artistica cultural que incluiu musica, poesia, lançamento de livro, exposição de esculturas e quadros, e saudações de ambientalistas e autoridades presentes. 

O Instituto Mais é apoiador desta iniciativa deste 2012, e este ano marcou presença com a participação de seus integrantes e cobertura do Canal I+.  

Estiveram presentes prestigiando o evento, a Presidente do Comitê de Sustentabilidade, Marilena Lavorato, a artista plástica Consuelo Matroni que integra o grupo de artistas e artesãos IMAIS e que expôs suas esculturas e quadros de arte reciclagem, por Morgana Cruz do Virando do Avesso e Renata Senna, do Canal I+ que registrou os melhores momentos com entrevistas e depoimentos de personalidades presentes. 


Para encerrar, o Canal I+ gravou uma homenagem prestada ao Rio Tietê pelo Violonista Robinson Miguel e pelas crianças do Projeto Social "Bom de Bola, Bom na Escola" - meninos do PET (Parque Ecológico Tietê) que cantaram a musica - Rio Tietê. 


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Benchmarking Brasil em Números

Trajetória e Resultados do mais respeitado Selo de Certificação de práticas de sustentabilidade 
Bench_Brasil

O Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que certifica, reconhece e compartilha as melhores práticas das instituições brasileiras. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor da categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. 

trofeu_diploma_vonmartius
Em 11 edições já realizadas, certificou 279 melhores práticas, uma média de 25 ao ano. Neste período, construiu e detém o maior banco de práticas de sustentabildiade de livre acesso do País. Esta práticas são publicadas em livros, revistas, guias e no Banco Digital, servindo de pesquisa e fonte de consulta para especialistas profissionais, pesquisadores acadêmicas, estudantes e demais interessados. Além de ser um rico acervo a disposição da sociedade, é também um canal de comunicação que disponibiliza "modus operandi" de grandes empresas nesta importante área gerencial. Desta forma, contribuí para transparência das relações empresariais com as comunidades interessadas, como se fosse um relatório didático das ações de responsabilidade socioambiental das empresas que tiveram certificadas suas boas práticas.

Comissão Técnica Internacionaltrofeus_canudos_pretos
Mas para ser certificada, a empresa deve se inscrever e ser avaliada por uma comissão técnica multidisciplinar composta por especialistas de vários países que avaliam as práticas sem ter acesso ao nome da organização. As empresas que concorrem ao Ranking Benchmarking Brasil também assinam termo de compromisso relativo a sua participação e autorização de publicação da prática inscrita, entre outros quesitos que se declara apta a cumprir. Sómente depois desta fase é que sua prática é avaliada pela Comissão técnica. Existe também um acordo de confidencialidade, onde as empresas não aprovadas são mantidas em absoluta sigilo e desconhecimento, inclusive da Comissão Técnica, que pela metodologia não tem acesso ao nome da organização no processo de avaliação. Neste período, participaram da Comissão Técnica Benchmarking Brasil 145 especialistas de 18 diferentes países.
Benchmarking Brasil em Números 
Benchmarking Brasil contribuí com a transparência das relações empresariais com suas comunidades
Até o momento, 162 empresas de 26 diferentes ramos de atividades tiveram suas práticas certificadas e foram reconhecidas como detentoras das melhores práticas de sustentabilidade em uma das 10 categorias gerenciais: arranjos produtivos, educação e comunicação socioambiental, energia, emissões, ferramentas e políticas de gestão, manejo e reflorestamento, pesquisa e desenvolvimento novos produtos, proteção e conservação, recursos hidricos, resíduos. Suas práticas com os devidos créditos foram publicadas em livros, revistas especializadas e estão disponíveis no maior banco digital de boas práticas de livre acesso do país. Também são apresentadas presencialmente nos encontros técnicos do Instituto MAIS e outros eventos corporativos proporcionando assim acesso didático ao modus operandi em sustentabilidade destas organizações. 

Benchmarking Brasil inspira empresas e pessoas na busca das melhores práticas
louro_generico_dourado_home
 
O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento as boas práticas de sustentabilidade, que trabalha de forma integrada a certificação, comunicação e reconhecimento.  Trabalha com Benchmarking Senior para empresas e instituições, Benchmarking Junior para alunos de escolas técnicas, Benchmarking das Artes para artistas e artesãos e Benchmarking Pessoas, homenageando personalidades que prestam grandes serviços a causa socioambiental. Benchmarking Brasil não recebe patrocínio, mas conta com apoio logístico institucional e de divulgação para sua realização.  Mais informações AQUI


São Paulo, 25 de Setembro de 2013
imprensa@institutomais.org 
55 11 3257-9660/ 3729-9005