sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Leveza e Beleza para defender a pele das raposas

Abriu ontém no Conjunto Nacional a Mostra "Move Your Ass" (Mexa o seu Traseiro em Português) realizada pelo Move Institute para sensibilizar a sociedade em relação a proteção animal, no caso, a Raposa.

Cerca de 50 raposas feitas de isopor cem por centro reciclável ficarão expostas entre os dias 27 de setembro e 05 de outubro no hall do Conjunto Nacional, na Av. Paulista. 

Essas peças não são simples peças, mas customizadas por artistas plásticos, estilistas, designers, atores, produtores de moda, jornalistas e personalidades engajadas na causa. 

Estas raposas foram utilizadas em um manifesto contra o uso de peles em 2011  durante o São Paulo Fashion Week, onde inúmeros estilistas ainda insistem em utilizar esse tipo de “matéria-prima”.

Muitos ambientalistas, artistas e lideranças presentes na abertura da Mostra. 

Rosely Ferraiol é uma das artista plásticas da exposição que recriou sua raposa com filtros de café, uma técnica que reaproveita os filtros usados que seriam descartados, transformando-os em arte. 

Rosely Ferraiol é uma das integrantes do grupo "artistas pela sustentabilidade" do Instituto MAIS, que em suas campanhas de conscientização faz a conexão da arte com a sustentabilidade para a construção de uma nova consciência social em relação ao convivência do homem com o meio. 

O Instituto MAIS acredita que com leveza e beleza também se constrói consciência ambiental e transformação social. 

A Mostra "Move your Ass" ficará exposta no Conjunto Nacional até 05 de outubro. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

4o Encontro Técnico sobre Mídias Sociais e Sustentabilidade Mobilizou Atenções

Hoje pela manhã foi realizado o 4o Encontro Técnico I+ do Ano com um tema que chamou atenção e provocou reflexões e conclusões profundas. 

O tema "Mídias Sociais e Cultura de Sustentabilidade" foi abordado por 03 experientes especialistas atuantes na área há algum tempo, que após suas explanações responderam diversas perguntas de uma atenta platéia.


Na foto acima, abertura do evento pela Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, Marilena Lino de Almeida Lavorato. 

O evento contou com a participação de 03 palestrantes: 

Backer Ribeiro Fernandes, Relações Públicas, diretor executivo da Communità Comunicação Socioambiental.  Trabalhou na Fundação Abrinq, Publicom, Ministério da Educação, Comunidade Solidária. É Doutorando em ciências da comunicação e Mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. 

Professor conferencista da ECA/USP, e ex-professor de graduação e pós-graduação da FAAP, FIAMFAAM, Cásper Líbero, Metodista, Braz Cubas, Instituto Mauá, IPT, dentre outras. É integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2012.

Antonio Rosa Neto, empresário com mais de 35 anos de experiência em mídia e comunicações e vencedor do Prêmio Caboré em 1991 como melhor profissional de mídia do Brasil.Presidente da Dainet Multimídia e Comunicações, criada em 1994 sendo a primeira empresa especializada em mídia do país e indicada ao Prêmio Caboré2001, como o melhor serviço especializado do Brasil. 

Diretor Conselheiro do site Ciclovivo; Diretor Conselheiro do site Adnews; Presidente da Fundação Kunito Miyazaka; Diretor e Conselheiro da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto). Eleito pela Revista Info-Exame, em 1999, 2000 e novamente em 2001, como membro da elite da tecnologia do Brasil. Autor do Livro “Atração Global” – A Convergência da Mídia e Tecnologia, publicado pela MakronBooks e Co-autor do livro “Building an Information Society: a Latin American and Caribbean Perspective” publicado pela ONU – CEPAL, em fevereiro de 2003.

Renato Guimarães tem acumulados mais de 20 anos de trabalho em comunicação estratégica, campanhas e advocacy nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Humanitário em organizações como Greenpeace, Oxfam GB, Instituto Akatu. É jornalista formado pela UERJ e mestre em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Tem pós-graduação em Comunicação Corporativa pela Universidad de Lima, além de ser fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. 

Foi sócio fundador da consultoria Gestão Origami e atualmente maneja a área de comunicação e relações com a sociedade civil da IFC – International Finance Corporation, o braço de investimento privado do Banco Mundial. É sócio fundados e membro da diretoria da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. É palestrante na área de sustentabilidade e mídias sociais e co-autor do livro “Sustentabilidade – O Futuro no Presente”. Edita o blog SustentaNews.

O público presente teve oportunidade de debater questões da sustentabilidade e mídias sociais com profissionais especialistas e atuantes na área. Na platéia, tivemos representantes de empresas, governo, academia e um grande público jovem interessado nesta temática. 

Ao final foram entregues flores aos aniversariantes do mês e servido um delicioso café orgânico para o network dos presentes. Tivemos também a exposição dos produtos da Ecoloja MAIS, e o evento foi filmado pela TV Uninove. A realização é do Instituto MAIS em parceria com a MAIS Projetos.

Nosso próximo encontro técnico será em 25/10 (5a) feira sobre "Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas". Mais informações no site do Instituto MAIS - www.institutomais.org 

Agradecimentos:

Coffee - Cacauí Eventos Sustentáveis
Decoração - Virando do Avesso
Cobertura em vídeo - TV Uninove
Auditório - Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

sábado, 22 de setembro de 2012

Artistas prestam homenagem ao Rio Tietê

O Tietê, o mais paulista dos rios, teve seu dia comemorado hoje no Parque Estadual que leva seu nome - Parque Ecológico Tietê. Esta data foi dedicada ao rio em 1992  conforme lei estadual n°7815 de 23/04/1992

Artistas e ambientalistas com o apoio da direção do parque preparam uma humilde homenagem ao nosso querido Rio Tietê no Centro Cultural Tietê. Na foto ao lado, diretores e coordenadores do Parque Ecológico Tietê, com artistas e ambientalistas na frente do Centro Cultural Rio Tietê. 

O Instituto MAIS levou a mostra "Cultura de Sustentabilidade" que tem por objetivo a conexão da arte com a sustentabilidade. A Mostra conta com uma releitura das obras de Tarsila do Amaral e do movimento modernista assinados pelo artista plástico Thiago Costackz. 

O Instituto MAIS também apoia o grupo artistas sustentáveis que doou obras para exposição definitiva no Museu do parque Ecológico Tietê em maio 2012. Alessandra Ferraz, uma das integrantes deste grupo foi a grande atração do dia inaugurando a exposição "Rio Tietê, quem te viu quem TV". Um conjunto de 30 obras desta artista (entre esculturas, móbiles e telas) convida o público a fazer uma reflexão sobre o Rio Tietê, a atual situação de poluição e o que desejamos para ele. As exposições "Cultura de Sustentabilidade" e "Rio Tietê, quem te viu, quem TV" ficará no Museu do Parque até 21 de outubro de 2012. A visitação é gratuíta. 

O Tenor Jarbas Tauryno interpretou o Hino Nacional Brasileiro, a musicista Cely Rodrigues apresentou várias canções utilizando-se de sua harpa sustentável, a cantora e pianista Tatiane Di Paula interpretou a melodia Planeta Azul de Aldemir e Xororó e o ator Benedito Bezerra  declamou o poema “Rio Tietê” (toada histórica) de João Pacífico.

Além das programações acima, o Clube Esperia apresentou várias canções alusivas ao Rio Tietê, interpretadas pelo seu Coral composto por associados da agremiação e, concomitantemente, foram projetadas imagens históricas do Rio Tietê presenciadas pelo Esperia, numa retrospectiva de seus campeonatos de regatas e natação desde a sua fundação em 1889.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo/SinSaudeSP, sob a regência de Eliane Vieira de Aquino, interpretou várias canções de Luiz Gonzaga em tributo ao Rio Tietê.


Ao final, ainda teve o parabéns ao rio Tietê cantado pelo publico presente estimado em aproximadamente 300 pessoas e o corte do bolo feito especialmente em homenagem ao Dia do Rio Tietê, e com direito a pedidos. Claro que o pedido oficial foi o desejo de um dia ver este sofrido rio totalmente despoluído e alegrando a cidade com águas claras e límpidas.  A homenagem nos inspira a refletir e agir por um rio restaurado e limpo, como um dia, foi o nosso querido rio Tietê. Na foto ao lado, os diretores do Parque Ecológico Tietê com a artista plástica Alessandra Ferraz, Marilena Lavorato do Instituto Mais e Morgana Cruz do Virando do Avesso. O evento foi uma realização do Parque Ecológico Tietê com o apoio cultural do Instituto MAIS e curadoria Virando do Avesso, dia 22 de setembro. 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A cosmopolita Avenida Paulista e a consciência ambiental

(*) Por Marilena Lino de Almeida Lavorato

Na Av. Paulista há pouco minutos atrás registrei algumas manifestações por uma cidade com mais qualidade de vida, mobilidade e áreas verdes. Além do tradicional trânsito parado, caía uma chuvinha leve e gostosa. A maioria dos pedestres preferiram caminhar sem a proteção de uma sombrinha para sentir na pele o frescor do pingo da chuva (Eu  fui um destes). Há quanto tempo não chovia em São Paulo, e a qualidade do ar já estava preocupante. 


No vão livre do MASP, além de uma enorme fila para assistir a concorridíssima mostra de Caravaggio, manifestações para registrar o dia da árvore (hoje) e o dia do Rio Tietê (amanhã). A democrática e plural Avenida Paulista ficou colorida e cheia de vida com balões, cartazes, faixas, musica e muitos jovens defendendo o meio ambiente. Uma enorme vitrine de vidro com a etiqueta "Mude o Mundo" e um jovem sufocado no meio do lixo chamava  atenção dos que por ali passavam. A arte, dentro e fora do MASP mobilizando e sensibilizando as pessoas.  

Alguns veículos de comunicação estavam cobrindo os manifestos e entrevistando os presentes. Uma pacífica e democrática manifestação para protestar e sensibilizar contra a imensidão de lixo e impactos ambientais que a sociedade produz. 


Duas quadras a frente, esquina do famoso conjunto Nacional, um outro evento acontecia. Uma espécie de aquecimento para o dia mundial sem carro, amanhã. Algumas barracas, cartazes, líderanças e grupos ativistas distribuindo mudas de arvore e compartilhando hábitos mais saudáveis com os pedestres. 

Incentivando caronas solidárias, alimentação saudável, uso de bicicletas, e respeito ao meio ambiente. Caminhar pela paulista e ver a cidade pulsando por transformações nos dá a sensação que é possível construir uma metrópole mais saudável, com mais áreas verdes, ar puro, e mais mobilidade. Enfim, nestes 03 dias que começa hoje, temos fortíssimas razões para pensar e agir
MOTIVOS PARA PENSAR E AGIR


Hoje (21/09) é o dia da árvore e o Brasil é um dos campeões do desmatamento. A mata atlântica que cobria toda costa brasileira, em especial, nossa cidade, ficou reduzida há menos de 7% do seu estado original. 

Amanhã (22/09) será o dia mundial sem carro e ar da cidade de São Paulo tem  sua qualidade comprometida pela falta de verde e excesso de emissões. A mobilidade é crítica e desafia a inteligência humana. É irracional o quanto se perde de tempo (e de saúde e dinheiro) no trânsito. Amanhã, também se comemora o dia do Rio Tietê que é tão maltratado e ao mesmo tempo, tão importante para a população paulista. 

Pense. Com um pouco mais de respeito e atitude nós conseguimos transformar a cidade e promover maior harmonia entre o concreto e o verde. Entre o homem e o meio. Feliz dia da árvore. 

(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é diretora executiva da MAISPROJETOS e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS