segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FIBoPS Barueri mostrou a força da Economia Verde da cidade

Durante 03 dias Barueri sediou Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais, uma realização do Instituto Mais com o apoio da Prefeitura de Barueri.

De 21 a 23 de setembro no Centro de Eventos da Cidade foi realizada a FIBoPS Barueri, com um forum de boas práticas e uma mostra de produtos e serviços verdes. 

Na foto ao lado, o Secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), e Marilena Lino de Almeida Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, realizadores da FIBoPS Barueri, na abertura oficial do evento.  


O evento foi aberto ao publico, e recebeu uma média de 2 mil pessoas que participaram do Forum de Boas Práticas, das Palestras Gerenciais e conhecerem as práticas e produtos verdes dos expositores locais.  Foram mais de 20 palestrantes que abordaram temas relevantes e atuais da sustentabilidade em apresentações simultâneas em 02 auditórios.

Na foto acima, da esquerda para direita, Marco Antonio de Oliveira - Bidu (Secretario de Meio Ambiente de Barueri), Wilton Garcia Filho (PSA Peugeot Citroen), Marilena Lavorato Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais), Luiz Carlos de Souza (Secretário da Industria e Comércio de Barueri), e o Vereador de Osasco, posam em frente ao stand da Peugeot Citroen na Primeira Feira de Sustentabilidade da cidade.

As lideranças empresariais mostraram suas boas práticas e suas inovações verdes na primeira feira de sustentabilidade de Barueri.

Entre elas, PSA Peugeot Citroen, Proactiva Serviços Ambientais, Rotary, CCR Via Oeste, Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, e o Programa Benchmarking Brasil da MAIS Projetos.

Também presentes lideranças acadêmicas com a participaçao de seu corpo docente palestrando sobre temas diversos. Enviaram palestrantes para a FIBoPS Barueri: PUC, Machenzie, Uninove, e FGV, além de ONGs, Empresas e órgãos governamentais.

Na foto ao lado, Marilena Lavorato do Instituto MAIS faz a Palestra Magna de Abertura: Sustentabilidade, oportunidades e desafios para as lideranças locais presentes.

Em 03 dias de evento, alunos de escolas técnicas e universidades locais, além de profissionais atuantes em sustentabilidade nas empresas, governo e ONGs puderam ter acesso gratuito a informação qualificada dos palestrantes, em sua maioria, especialistas, pesquisadores e autoridade.


Os principais eixos temáticos da grade técnica da FIBoPS Barueri foram: Cidades Sustentáveis e Tendências Futuras; Inovações e Competitividade; Responsabilidade Socioambiental e Economia Verde; Resíduos e Logística.

Nas fotos ao lado e abaixo, uma panorâmica do público visitando a FIBoPS Barueri, a 1ª Feira de Sustentabilidade da cidade.
A FIBoPS Barueri faz parte do calendário CEBoPS - Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais do Instituto Mais, que reune empresas, governo, academia e terceiro setor para o intercâmbio de produtos e práticas verdes.
Barueri foi a primeira cidade a hospedar a FIBoPS Interior, uma iniciativa de fomento a sustentabilidade para a construção de uma economia mais verde e limpa.

O Instituto Mais pretende levar a iniciativa para outras cidades que tenham interesse em mobilizar as lideranças locais (empresas, governo, academia, e terceiro setor) para o intercâmbio das boas práticas de sustentabilidade e mostra de produtos verdes.
Na foto ao lado, auditório lotado na palestra magna de abertura no dia 21 de setembro no Centro de Eventos Barueri.


O Instituto Mais é também realizador da FIBoPS Internacional que está em sua 5ª edição. A missão do Instituto é compartilhar conhecimento aplicado para a construção de massa crítica em sustentabilidade.

Mais informações no site www.institutomais.org

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontro Empresarial na 1ª Feira de Sustentabilidade em Barueri



Encontro Empresarial Sustentabilidade

A 1ª FIBoPS Barueri que começa amanhã abrigará entre suas atrações, encontro empresarial com as principais lideranças empresariais locais para debater as práticas de sustentabilidade nos negócios. Marilena Lavorato, especialista em Marketing Verde, fará o lançamento do Livro BenchMais2, as 198 melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O Encontro Empresarial será um evento fechado para convidados especiais e ao final, as empresas presentes receberão um exemplar do BenchMais2 autografado pela autora. A FIBoPS Barueri é uma iniciativa do Instituto Mais com o apoio da Prefeitura Municipal de Barueri para a promover um intercâmbio pró-sustentabilidade com instituições dos 03 setores da economia. Empresas, Governo, ONGs e Academia trocam experiências, apresentam cases, e mostram a sociedade o que estão fazendo pelo bem estar social e preservação ambiental da cidade e região. Para participar é necessário credenciamento pela internet no link: www.institutomais.org/2.php 

Sobre o Livro BenchMais2

BenchMais2 é um livro focado em práticas de sustentabilidade, que denotam uma mudança na orientação de valores e métodos de gestão em empresas de distintos portes. O segundo volume da série BenchMais reúne grandes nomes da sustentabilidade do país, e promove um histórico encontro de ministros do meio ambiente do Brasil. Conta com o prefácio da atual Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com depoimento de Paulo Nogueira Neto, o primeiro ministro do meio ambiente do país.Também reuniu articulistas consagrados, entre os quais, Lester Brown, autor internacional especialista em Economia Verde; Arnaldo Jardim, Deputado Federal e Coordenador da lei de Resíduos Sólidos recentemente aprovada  (PNRS0; Dra Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, Desembargadora; João Amato, Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini; Eduardo Athayde, pesquisador e editor da WWI Worldwatch Institute no Brasil, Alcir Vilela Junior, um dos coordenadores da Dimensão Ambiental do Indice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA, entre outros

É uma obra didática de gestão e referência técnica, apresentando os resumos dos 113 casos selecionados pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro no período de 2003 a 2010. No total 198 casos com o melhor da gestão socioambiental do Brasil de cerca de 125 empresas sediadas no Brasil, serão apresentados por regiões geográficas e ramo de atividade e organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais para atender o requisito de aprendizagem e comparação da ferramenta Benchmarking. Veja mais no link http://goo.gl/F6aXZ

Sobre a FIBoPS Barueri

FIBoPS Barueri é a Primeira Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais da cidade.  A abertura oficial será amanhã, dia 21/09, as 19h00 no Centro de Eventos de Barueri com uma solenidade fechada para  autoridades, expositores, imprensa e convidados especiais.  Nos dias que se seguem, 22 e 23 de setembro, das 10h00 as 18h00, o evento será aberto ao publico e terá muitas atrações: Mostra de Produtos, Forum de Sustentabilidade, intercâmbio de práticas, palestras técnicas, entre outros. A Realização é do Instituto Mais com o apoio da Prefeitura Municipal de Barueri. A participação é gratuita e a entrada liberada aos visitantes que poderão conhecer o que as empresas locais estão fazendo em prol da sustentabilidade, assim como, assistir os painéis temáticos e palestras gerenciais com especialistas convidados. Para conhecer a programação, visitem o site: WWW.institutomais.org/3.php

Sobre o Instituto Mais

O Instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é compartilhar o conhecimento socioambiental aplicado, de modo a promover a capacitação de profissionais e da sociedade, fortalecendo e elevando o nível do debate em tão importante área. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realizamos diversos projetos, sendo quase em sua totalidade gratuitos e abertos ao público interessado, democratizando assim, o acesso ao conhecimento qualificado, capacitando pessoas e fomentando um desenvolvimento mais sustentável e justo. Mais informações, visite o site: www.institutomais.org


São Paulo, 20 de Setembro de 2011.

Kathellym Santos
(11) 3257-9660

sábado, 17 de setembro de 2011

SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS

Mkt Verde abre o ciclo de cursos do Programa de Capacitação do Instituto MAIS

H
oje, iniciou a primeira turma do programa de capacitação do Instituto Mais para seus voluntarios.

O programa prevê workshops e cursos rápidos de livre especialização em temas de aplicabilidade gerencial em empresas e ONGs.
O Workshop Marketing Verde  abriu o programa que na sequencia terá outros temas.
O Objetivo é cumprir um ciclo de cursos e workshops abordando temas ligados a sustentabilidade para capacitar pessoas e formar corpo técnico preparado para atuar em áreas distintas dos negócios com o conhecimento gerencial de competencias corporativas  importantes além dos fundamentos da sustentabilidade, tais como: Marketing, Comunicação,  Captação de Recursos, Relações Institucionais, Novos Negócios e Parcerias Estratégicas, entre outros.

Os Cursos serão administrados por especialistas de diversas areas parceiros do Instituto Mais com este objetivo de treinar pessoas e formar equipes.


I
nicialmente os cursos serão administrados no formato in company e futuramente, em formato aberto na própria sede do Instituto Mais, que fica na região da Paulista em São Paulo.

O curso Marketing Verde terá outras turmas e poderá ser adquirido por empresas que queiram treinar seus colaboradores. Este e outros temas compõem os 4 eixos temáticos do Programa de Capacitação do Instituto Mais para treinamento de profissionais na tematica Sustentabilidade nos negócios.

Os interessados podem fazer contato com o Instituto Mais nos telefones (11) 3637-4457 e (11) 3637-4459 para mais informações.

Na foto ao lado, Marilena Lavorato do Instituto Mais ao lado de um dos grupos iniciantes no Programa.

Este grupo será treinado para compor corpo técnico das organizações e receberá certificado de participação.


Siga o Instituto Mais no Twitter e Facebook e fique informado sobre nossas atividades. Site www.institutomais.org

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1ª Feira de Sustentabilidade de Barueri - 21 a 23 de Setembro - FIBoPS

Nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, o Instituto Mais em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, estará realizando a 1ª Feira para o Intercâmbio de Boas Práticas Socioambientais de Barueri, no centro de eventos da cidade.

Barueri é a primeira cidade, depois de São Paulo, que hospeda este grande intercâmbio pró-sustentabilidade, com representantes dos 03 setores da economia compartilhando práticas e produtos alinhados com os fundamentos e diretrizes da sustentabilidade.

Em entrevista a TV Alphaville, o Prefeito Rubens Furlan, na foto acima, ao lado de Yara Garbelotto da Secretaria de Meio Ambiente, e Marilena Lavorato, do Instituto  Mais, afirmou que o desenvolvimento de Barueri se pauta por um crescimento economico em harmonia com a sustentabilidade social e ambiental. É portanto muito importante a participação das universidades, ONGs, e principalmente das empresas locais neste intercâmbio, de forma direta ou indireta, para mostrar o que estão fazendo em prol da sustentabilidade em Barueri.

O evento contará com uma mostra de produtos e práticas das principais organizações e empresas da cidade, e um forum para debater temas atuais e relevantes da sustentabilidade. Especialistas e lideranças estarão palestrando em painéis que foram divididos em 04 eixos temáticos: Cidades Sustentáveis; Inovações e Competitividade; Responsabilidade Socioambiental e Economia Verde; Resíduos e Logística Reversa.

Além da Mostra e Forum, a Feira contará com uma sala técnica para exposições temáticas e gerenciais de especialistas e pesquisadores. O evento é aberto e gratuito pois tem como objetivo central a democratização do conhecimento aplicado proporcionando livre acesso dos visitantes aos espaços. Mais informações sobre o evento, visite o site: www.institutomais.org/3.php

Segundo Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, também em entrevista a TV Alphaville, Barueri é uma cidade que possui uma economia forte com muitas empresas, e principalmente com muitas ações socioambientais em desenvolvimento pela gestão atual. É portanto, a cidade indicada para fomentar este intercâmbio de boas práticas de sustentabilidade, pois tem o que compartilhar com a sociedade.

Marilena, finaliza afirmando: Estamos todos ansiosos pela participação dos principais atores da sociedade local, mostrando suas boas práticas. A cidade terá muito a ganhar com a participação das suas principais lideranças empresariais, acadêmicas, da sociedade civil organizada, e governamentais. A responsabilidade pela construção de uma cidade sustentável, é de todos.

Sobre a FIBoPS

A FIBoPS (Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais) é um dos mais especializados intercâmbios de sustentabilidade do país. Sintonizada com um novo formato de economia e mercado, a feira reune e compartilha conhecimento, práticas, serviços e produtos, fomenta novos negócios, capacita gestores e proporciona aproximação entre os diversos players da sociedade em torno dos desafios e oportunidades que a sustentabilidade impõe a governos, países, empresas e indíviduos. É um dos eventos mais recomendados pelos especialistas da área, recebendo a massa critica da sustentabilidade, um publico altamente qualificado e formador de opinião. A realização é do Instituto MAIS, responsável pelas 4 edições consecutivas (2008, 2009, 2010, 2011), em São Paulo/SP.

Sobre o Instituto MAIS

O Instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é compartilhar o conhecimento socioambiental aplicado, de modo a promover a capacitação de profissionais e da sociedade, fortalecendo e elevando o nível do debate em tão importante área. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realiza diversos projetos e ações, sendo quase em sua totalidade gratuitos e abertos ao público interessado, democratizando assim, o acesso ao conhecimento qualificado para capacitar pessoas e fomentar um futuro mais sustentável e justo. Mais informações, visite o site: www.institutomais.org