quinta-feira, 30 de junho de 2011

Economia Verde, Mercado e Consumo foi o tema do encontro técnico de Junho do Instituto Mais

Hoje, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (esquina da Av. Paulista com a Bela Cintra), um publico estimado de 100 especialistas e profissionais atuantes em sustentabilidade participaram do 2º Encontro Técnico do ano realizado pelo Instituto Mais para debaterem o tema Economia Verde, Mercado e Consumo.

 Palestraram sobre o tema, Lisa Gunn, Especialista em Consumo Sustentável do IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor Claudia Valéria do Novolhar,  advogada e Gestora da Associação Novolhar, e Andreza Araujo, Gerente de Sustentabilidade da Pepsico, expondo o case Benchmarking "Calculadora de Impacto" selecionado para integrar o Ranking 2010 dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade pelo Programa Benchmarking, iniciativa que está em sua nona edição e selecionou mais de 200 práticas ao longo do período. Construiu e detém o maior banco digital de praticas de sustentabilidade de livre acesso do país. Mais informações no site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

Casa cheia para ouvir os especialistas convidados que compartilharam seus impressões e visões sobre esta temática, tão importante e atual.

Foi um evento de alto nivel técnico reunindo especialistas atuantes em grandes instituções e órgãos governamentais. 

Economia Verde é uma nova configuração de modelo econômico que surge para valorizar práticas e produtos que asseguram melhorias ambientais e avanços sociais, sem colocar em risco a performance econômica do modelo.  
Para debater esta temática foram convidados especialistas em sustentabilidade com enfase em mercado e consumo, que fizeram suas  apresentações individuais e ao final responderam perguntas da platéia.

Houve um produtivo e intenso debate com participações expontâneas do publico, enriquecendo ainda mais o encontro.

O evento contou com o apoio da Novolhar Vídeo, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Mais Projetos, Virando do Avesso e Cacaui Eventos.

A realização do encontro técnico foi do Instituto Mais.
 




Sobre os Encontros Técnicos do Instituto Mais

Os encontros técnicos são aguardados com ansiedade pelos especialistas e profissionais da sustentabilidade pela programação diferenciada que sempre apresenta. São temáticas levantadas em enquete pelo Instituto Mais junto a massa critica da sustentabilidade. Pratica que vem sendo adotada desde o inicio destes encontros, em 2002.

Em 2010, uma enquete com mais de 300 profissionais atuantes em sustentabilidade apontou os seguintes temas de interesse: Inovações, Energia, Consumo, Mídias e Tecnologias Sociais, Economia de Baixo Carbono, e Tecnologias Limpas. Baseado nestes indicadores, o Instituto MAIS convidou especialistas nos temas apontados e gestores que tiveram cases selecionados para integrar o Ranking Benchmarking 2010 dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade.


Os encontros técnicos acontecem sempre na ultima 5ª feira dos meses de abril, junho, agosto e outubro, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Bela Cintra, 1032 - Esquina com Av. Paulista), das 9h00 as 12h00, em São Paulo.

As vagas são limitadas, e as inscrições pela internet por ordem de recebimento.

A participação é aberta e gratuita com direito a certificado, também pela internet. Mais informações na URL www.institutomais.org/calendario

domingo, 19 de junho de 2011

Instituto MAIS no Forum de Qualidade Ambiental BIXIGA 2014

No ultimo dia 16 de Junho, o Instituto MAIS esteve presente no Forum de Qualidade Ambiental para discutir os aspectos e impactos ambientais da Bela Vista. Marilena Lavorato (Presidente do Comitê de Sustentabilidade) e Morgana Cruz (Relações Institucionais) presentes no Forum.

O Instituto MAIS com sede no bairro, também integra a RSBV - Rede Social Bela Vista, um movimento que reune organizações e pessoas que se mobilizam e articulam para ações políticas e sociais no bairro.

A RSVB existe há mais de 06 anos e congrega organizações importantes do bairro, tais como: Hospital Sirio Libanes, SENAC 9 de Julho, Conexão Social - FGV, Fecomercio, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Ação Pro9 de Julho, Agenda 21 Sé São Paulo, Palas Athena, Vai-Vai, entre outros, que trabalham em rede para desenvolver uma alternativa sustentável para a comunidade do bairro.

A RSVB tem uma agenda de trabalho que inclui entre outros temas, a preparação do bairro para 2014, ano em que a cidade receberá turistas de diversos países para a copa mundial.

Uma das agendas trabalhadas é o BIXIGA 2014, e um dos temas mais importantes e urgente desta agenda é a qualidade ambiental do bairro, por isto, a mobilização e participação do Instituto MAIS ao lado das demais organizações da rede.

O Forum Qualidade Ambiental foi organizado pela Rede Social Bela Vista e se realizou nas dependencias do  IEP -  Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas de varias organizações. 

É Instituto Mais exercendo sua cidadania política e atuando ao lado de outras organizações para um futuro mais verde e menos insustentável.

O Bixiga 2014 é o Plano de Desenvolvimento Local da Bela Vista que está sendo construído pela comunidade.

Visão de Futuro: A Bela Vista será reconhecida pela diversidade cultural, boemia, gastronomia, teatros, festas típicas, espaços de lazer, preservação de suas tradições, promoção da qualidade de vida e integração comunitária

Para mais informações, visite o site da RSVB - http://www.redesocialbelavista.com.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

JULHO SUSTENTAVEL NA PAULISTA

A Região da Paulista será palco de intercâmbio Internacional de boas práticas socioambientais com mostra de produtos, práticas e inovações


A quarta edição da Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (FIBoPS), nos dias 26, 27 e 28 de julho, vem ganhando corpo e adesões que o transforma num robusto e diferenciado centro difusor de conteúdos e inovações pró-sustentabilidade no país.


Além da concentração de especialistas,pesquisadores e lideranças  atuantes na área, publico tradicional do evento, agora a FIBoPS conta também com a participação de alunos do ensino médio e superior da cidade de São Paulo.


Empresas, Universidades, ONGs e Governos estarão presentes mostrando
suas inovações e ações pro-sustentabilidade em stands e salas técnicas e do conhecimento, enquanto alunos do nível superior assumem monitorias especializadas para atendimento ao publico visitante.


Já os alunos do ensino médio participam da mostra de desenho e grafite no espaço lúdico cultural da mostra. Alguns dos participantes já confirmados: AMBEV, Diageo, SENAI, Banco do Brasil, Radio Eldorado, Fundação Vanzolini, ESPM, FAAP, PUC, Instituto Mauá de Tecnologia, Instituto Chiavenato, etc.
Com tantas atrações e participações, a FIBoPS será uma aula ao vivo sobre práticas de sustentabilidade na medida em disponibilizará conteúdos e inovações direcionados ao tema nos diversos espaços e atrações do evento.


A programação é variada e além do acima informado, incluí Congresso, Intercâmbio de Cases Benchmarking, e lançamento do livro BenchMais 2, com as 198 melhores práticas da gestão socioambiental brasileira que foram selecionadas pelo Programa Benchmarking ao longo das 8 edições já realizadas, entre outros. A visitação é aberta e gratuita.


Mais informações:

Evento: Feira e Congresso Internacional para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (Fibops/Cibops)
Data: De 26 a 28 de julho

Local: Centro de Eventos São Luís (esquina com a Avenida Paulista) – São Paulo, SP. Mais informações: 3257-9660/ 3637-4457 e http://www.fibops.com.br/
Realização: Instituto MAIS e MAIS Projetos

sábado, 4 de junho de 2011

IMAIS na Virada Sustentável com Rodas de Conversa e Oficinas de Reciclagem

O IMAIS participou da 1ª Virada Sustentável de São Paulo compartilhando conhecimento em práticas de sustententabilidade.

Recebeu pela manhã varias pessoas para o "Café com Prosa" com varias rodas de conversas realizadas.

Um momento para trocar experiências, visões e percepções sobre o tema.

Pessoas de varias formações e diferentes idades interessadas em conhecer as boas práticas de sustentabilidade do Programa Benchmarking e de outras ações do Instituto MAIS.

As Rodas de Conversa foram conduzidas por Marilena Lino de Almeida Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

A tarde, foi o momento das oficinas de ensinando técnicas de reaproveitamento de materiais com dicas de bem estar social.
reciclagem e bem estar com a Psicologa Morgana Cruz do EcoMais Brasil,

Ao participar da Virada Sustentável, o IMAIS cumpriu seu objetivo de compartilhar conhecimento aplicado para uma nova consciência.

Recebeu pessoas interessadas em  conhecer práticas sustentáveis
e dispostas a promover
mudanças para a construção
de um futuro mais verde e limpo.



IMAIS,
Juntos por uma nova cultura de sustentabilidade.