terça-feira, 24 de agosto de 2010

POLÍTICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS –

Deputado Arnaldo Jardim

Dia 02 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) se torna lei e, após 19 anos, o Brasil finalmente dispõe de um marco regulatório específico para dar o tratamento e a destinação adequados para o lixo.

Mais do que isso, trata-se de um impulso estímulo a ecoeficiência e a inovação, a educação ambiental, por meio de uma legislação inovadora, capaz de transformar resíduos em alternativa de geração de renda, empregos e oportunidades de negócios.

Uma demonstração clara de que é possível fazer política com espírito público e participação efetiva da sociedade, de pessoas como você, além de reforçar o compromisso do Brasil com a preservação do Planeta.
Aproveite e confira artigo publicado hoje (02), pelo jornal DCI: (http://tinyurl.com/2wkwfcp).

Particularmente, quando eleito deputado federal, em 2006, assumi o compromisso de elaborar, articular e cobrar a aprovação da PNRS, após a bem sucedida experiência com a lei estadual 12.300/2006, em que fui o autor e conseguimos disciplinar a gestão dos resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

Fui presidente do Grupo de Trabalho (GTRESID) responsável pela proposta que, nos últimos 20 meses, realizou audiências públicas, seminários, visitas técnicas, reuniões setoriais, promovendo um amplo debate com movimentos sociais, setor empresarial, entidades ambientalistas, representantes do Governo e do Legislativo. Algumas delas, você deve ter participado ou acompanhado, por meio dos relatos, entrevistas, prestação de contas ou matérias.

Como você bem sabe, não foi uma tarefa fácil compatibilizar interesses, legislações esparsas, resistências de ordens distintas e as recentes exigências socioambientais. Todavia, acredito que chegamos a uma proposta de consenso, que reúne conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos, entre elas, destaco:

– A gestão compartilhada e integrada de resíduos sólidos;
– Clareza nas definições de responsabilidades;
– A implantação de princípios do Direito Ambiental;
– Estrutura os planos de gestão para municípios e governos estaduais e os planos de gerenciamento para as atividades empresariais;
– A logística reversa como instrumento de gestão;
– O conceito de responsabilidade compartilhada que fortalece por meio dos acordos setoriais;
– A proposta de criação de instrumentos econômicos e tributários;
– A inserção de cooperativas de catadores;
–A previsão e atenção quanto aos resíduos perigosos;
- A elaboração de inventários e a previsão do Sistema Declaratório Anual dos resíduos gerados;
- Estabelecemos o princípio do Poluidor-Pagador;
- A Análise do Ciclo de Vida do Produto;
- A Logística Reversa é um instrumentoeconômico e social;

Destaco ainda que, em nível internacional, existe uma grande expectativa dos países da America Latina, sobretudo, para que o Brasil consolide as suas diretrizes para o tema, consolidando o caminho para um desenvolvimento pautado no tripé ambiental, social e econômico.

Além da experiência enriquecedora, todo o processo de elaboração e aprovação da PNRS foi de extrema importância para a conscientização da preservação do meio ambiente. Essa legislação deve somar-se a outras políticas nacionais como a de Saneamento, de Mudanças Climáticas, de Meio Ambiente e de Educação Ambiental.

Nestas parcas linhas será difícil mencionar a todos que contribuíram para que este desafio fosse superado, mais a certeza de que este trabalho poderá desencadear profundas transformações nos modos de produção, consumo e da própria relação entre o ser humano e o meio ambiente, é a herança de sustentabilidade que deixaremos para as futuras gerações.

Arnaldo Jardim
Deputado federal (PPS-SP)
Presidente do Grupo de Trabalho responsável pela proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

3ª FIBoPS - A maior vitrine da sustentabilidade reuniu 55 expositores e recebeu mais de 5 mil visitantes

Em 29 de Julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo encerrou a 3ª FIBoPS – Feira e Congresso Internacional de Boas Práticas Socioambientais. Considerado o maior intercâmbio internacional pro-sustentabilidade do país, o evento recebeu mais de 5 mil pessoas em 03 dias de intensa programação e muitas inovações em termos de produtos e práticas dentro dos princípios da sustentabilidade.

O publico visitante conheceu as tecnologias brasileiras para atender as demandas da sustentabilidade. No quesito mobilidade urbana, um tema critico e relevante para as grandes cidades, estavam expostos o carro elétrico da Itaipu, a primeira moto bi-combustível da HONDA, bicicleta urbana elétrica da General Wings, e a novidade do primeiro carrinho elétrico para catadores, também da Itaipu. A Feira reuniu também inovações trazidas por outros expositores: produtos naturais (governo da Amazônia),as boas práticas do campo (sistema FAESP/SENAR) e do empreendedorismo (SEBRAE SP), além dos cases Benchmarking das 28 empresas (veja lista no final) selecionadas para integrar o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira.

No que diz respeito aos conteúdos e conceitos da sustentabilidade, a FIBoPS contou uma intensa programação que atraiu um publico qualificado e formador de opinião: congresso internacional com representantes de 8 diferentes países, salas técnicas com palestras e oficinas, e um espaço interativo com atrações artísticas e culturais. Em síntese, todas as formas de expressão, conhecimento e produção alinhados com os princípios e diretrizes da sustentabilidade estiveram reunidos durante os 03 dias da 3ª FIBoPS. Mais de 100 speakers no total. A Eldorado, foi a radio oficial do evento, fazendo a cobertura com entradas ao vivo ao longo do evento.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA OS MELHORES DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA

A apresentação do Ranking 2010 foi feita pela apresentadora e atriz, Laura Wie e contou com a presença de um seleto publico convidado especialmente para este evento fechado. A solenidade foi aberta com o Road Show da Sustentabilidade exclusivamente preparado pelos conferencistas internacionais Leila Navarro e José Maria Gazalla. A entrega dos troféus e certificados aos vencedores foi feita por especialistas e conferencistas de vários países, representantes da mídia especializada e autoridades presentes. Os 02 primeiros colocados receberam troféu das mãos do Deputado Federal Ricardo Franco Montoro.

Para integrar o Ranking Benchmarking, é necessário antes passar pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar que pontua os cases sem ter acesso ao nome da empresa. As empresas rankeadas foram aquelas que apresentaram excelência em suas práticas, comprovando evidências do compromisso da empresa com os princípios da sustentabilidade.

Em 2010, a comissão técnica contou com 15 especialistas de 06 diferentes países. O Programa Benchmarking se encontra em sua 8ª edição e já selecionou 198 cases de mais de 120 instituições. Detém o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país e é pioneiro na prática do Benchmarking Internacional de cases de sustentabilidade com a participação de 13 diferentes países além do Brasil.

Em 2007, o Programa lançou o livro BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil com distribuição gratuita nas universidades e entidades representativas, e em 2008 a Revista Benchmarking nas versões eletrônica e impressa, e também com distribuição gratuita.

O Programa Benchmarking recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking de março a maio de cada ano, no site www.benchmarkingbrasil.com.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RANKING BENCHMARKING 2010 – 3ª FIBoPS

Para integrar o Ranking Benchmarking, é necessário antes passar pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar que pontua os cases sem ter acesso ao nome da empresa. As empresas rankeadas foram aquelas que apresentaram excelência em suas práticas, comprovando evidências do compromisso da empresa com os princípios da sustentabilidade.
Em 2010, a comissão técnica contou com 15 especialistas de 06 diferentes países. O Programa Benchmarking se encontra em sua 8ª edição e já selecionou 198 cases de mais de 120 instituições. Detém o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país e é pioneiro na prática do Benchmarking Internacional de cases de sustentabilidade com a participação de 13 diferentes países além do Brasil.
Em 2007, o Programa lançou o livro  BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil com distribuição gratuita nas universidades e entidades representativas, e em 2008 a Revista Benchmarking nas versões eletrônica e impressa, e também com distribuição gratuita.
O Programa Benchmarking recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking de março a maio de cada ano, no site www.benchmarkingbrasil.com.br
 
Ranking Benchmarking 2010
Detentores das Melhores Práticas

1º   Sama Minerações Associadas, com o case Programa Sambaíba Artesanatos
2º   Walmart Brasil, com o case Sustentabilidade de Ponta a Ponta
3º   Duke Energy, com o case Programa de Promoção Florestal
4º   Souza Cruz MG, com o case Gestão de Resíduos Sólidos
5º   Neoenergia, com o case Energia Verde Neoenergia
6º   Cabanellos Schuh Advogados Associados, com o case SIGMA – Advocacia e Ecoeficiëncia
7º   Firmenich, com o case P+L na Produção de Aromas
8º   Kinross Paracatu, com o case Programa de Educação Ambiental
9º   Construtora Andrade Gutierrez, com o case Projeto Baleia Franca
10º Moto Honda da Amazônia, com o case Motocicleta Bicombustível
11º Eucatex, com o case Casa da Natureza Eucatex
12º Celulose Irani, com o case Programa de Educação Ambiental
13º Carbocloro Indústrias Químicas, com o case Programa Fábrica Aberta
14º ArcelorMittal Brasil, com o case Programa de Sustentabilidade
15º EDP Energia, com o case Letras de Luz
16º ArcelorMittal Tubarão, com o case Programa Novos Caminhos
17º Instituto Embratel 21, com o case Tecnologia e Educação Ambiental
18º Banco Bradesco, com o case Gestão de Resíduos Tecnológicos
19º Consorcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, com o case Recuperação de Manguezal
20º AGCO – Unidade Valtra do Brasil, com o case Programa de educação ambiental
21º Braskem, com o case Unidade de Reuso e Reciclo UNIB
22º AGCO do Brasil, com o case Gestão Corporativa de HSE
23º Suzano Papel e Celulose, com o case Matriz de Desempenho Social
24º Souza Cruz SP, com o case Carta aos Varejistas
25º PepsiCo do Brasil, com o case Calculadoras de Impacto PepsiCo
26º LLX Açu Operações, com o case LLX AÇU Educação e Pesca
27º PepsiCo do Brasil, com o case Cadeia Sustentável – PepsiCo

No que diz respeito aos conteúdos e conceitos da sustentabilidade, a FIBoPS contou uma intensa programação que atraiu um publico qualificado e formador de opinião: congresso internacional com representantes de 8 diferentes países, salas técnicas com palestras e oficinas, e um espaço interativo com atrações artísticas e culturais. Em síntese, todas as formas de expressão, conhecimento e produção alinhados com os princípios e diretrizes da sustentabilidade estiveram reunidos durante os 03 dias da 3ª FIBoPS. Mais de 100 speakers no total. A Eldorado, foi a radio oficial do evento, fazendo a cobertura com entradas ao vivo ao longo do evento.